NOVIDADES


Projetos/Atividades

Trabalho de Projeto – 9.ºD – Escola Básica de Vale de Milhaços – Ano letivo 2023-2024

O MODERNISMO: AS NOVAS CORRENTES ARTÍSTICAS DO SÉCULO XX

“O Modernismo foi um movimento artístico e literário do início do século XX que fez rutura com as ‘escolas’ tradicionais, defendeu a liberdade e criatividade na criação estética. Na pintura surgem várias correntes como o Fauvismo, o Cubismo, o Abstracionismo, o Surrealismo o Futurismo e o Pós-Impressionismo.
No projeto que partilhamos os alunos foram desafiados a escolher uma das correntes artísticas já referenciadas, um pintor de destaque e uma obra do mesmo. Neste contexto, elaboraram pequenas biografias, caracterizaram a corrente artística escolhida e fizeram a análise da obra.”
Valentina Pereira

Notícia:

 – Humanos, imperfeitos, mas todos com os mesmos Direitos –
8.º D da Escola Básica de Vale de Milhaços – Ano Letivo 2022-2023.
 
Fruto de uma articulação curricular, este projeto envolveu as áreas disciplinares de Oficina de Projeto/ TIC, Cidadania e Desenvolvimento e História.
Partindo da Declaração Universal dos Direitos Humanos, cada aluno selecionou um “direito” a explorar e construiu uma página informativa sobre o mesmo onde apresenta um cartaz original, divulga vídeos, notícias, imagens e outros acerca de vários direitos humanos a respeitar.
Nesta atividade, operacionalizamos o Perfil dos Alunos à saída da Escolaridade Obrigatória, com enfoque ao valor Cidadania e Participação”.

Dia da Europa

No dia 9 de Maio comemorou-se o Dia da Europa e o Clube da Diversidade Cultural quis sublinhar esta data importante, por isso, preparou com os seus alunos alguns desafios e actividades sobre o nosso continente na BECRE.

Paralelamente, os alunos de 7ºano participaram com a exposição dos seus trabalhos sobre a UE e maquetes de vários monumentos europeus, no âmbito da disciplina de Geografia.

Aqui fica o link com alguns registos das atividades deste dia.

Viva a Europa!!

https://padlet.com/mariavairinhos/dia-da-europa-9-de-maio-aevm-pvar6c0jyjmskwi0

“No âmbito das comemorações do 49.º aniversário do 25 de Abril de 1974, os docentes do Agrupamento de Escolas de Vale de Milhaços planificaram e dinamizaram uma atividade de articulação curricular vertical subordinada à temática “O que é para mim a Liberdade” que culminou na construção do Padlet conjunto que agora apresentam.
Nesta atividade, os alunos do 4.º ano, em Estudo do Meio, os alunos do 6.º ano em História e Geografia de Portugal, os alunos de 8.º ano em Geografia e os alunos de 9.º ano em História trabalharam o conceito “LIBERDADE” produzindo produtos finais diversos que partilham agora com a comunidade”.

Criado com o Padlet

SEXUALIDADE – 8.ºD

“No âmbito da temática sexualidade, os alunos do 8.ºD trabalharam o subtema da violência no namoro.

Neste contexto, nas áreas curriculares de Cidadania e Desenvolvimento e Oficina de Projeto os alunos concretizaram o trabalho de projeto “Não à Violência no Namoro”. Cada discente criou um cartaz em formato A3 a cores, utilizando a aplicação CANVA, onde, através de uma frase e de imagens escolhidas procurou chamar a atenção da opinião pública para este grave problema da nossa sociedade.

O projeto culminou com uma exposição que está patente no pavilhão A, à entrada da Biblioteca Escolar.

No dia 10 de maio a turma irá participar na sessão “Amor com Amor se paga (violência no namoro)”, dinamizada pelo Projeto de Educação para a Saúde em parceria com o Centro de Saúde de Corroios e a Escola Segura.”

https://youtu.be/6aI5poB3Sck2ª Edição do Concurso de Poesia Zélia Santos Tema desta edição: A PAZ .Aguardamos os trabalhos dos alunos do pré-escolar e 1º ciclo (individual ou coletivo), dos 2º e 3º ciclo (individual) e ainda um novo escalão para adultos (professores, educadores e outros adultos funcionários das escolas).


SEGURANÇA NA INTERNET Todos os anos em fevereiro, há uma semana dedicada ao tema da Segurança na Internet.
O objetivo é promover a utilização segura da Internet por todas as pessoas, sobretudo crianças e adolescentes, que estão bastante expostas a riscos nesta rede mundial de comunicação.
Que uso fazem da Internet ?Sabem defender-se de curiosos e de ataques à vida privada ?Eles próprios respeitam a privacidade dos outros ?Foi nestas e noutras questões que convidámos as turmas a refletir.Obrigada a todos os alunos e professores que colaboraram neste Padlet!Aos outros, sugerimos que vejam e reflitam sobre as dicas que os colegas publicaram. Esperamos que este trabalho tenha contribuído para evitar usos abusivos da Internet.Saibamos tirar apenas o melhor desta tecnologia !

Criado com o Padlet



No dia 5 de janeiro o 5º H, participou na atividade de escalada na ES João de Barros, segue o registo dos melhores momentos.

Escalada

Projeto de articulação curricular de 8.º ano de escolaridade

“Planear, vivenciar, explorar”

“O projeto de articulação curricular “Planear, vivenciar, explorar” abrangeu as turmas do 8.º ano de escolaridade. Este projeto incluiu conteúdos das disciplinas de História, Ciências Naturais e Geografia. Os conteúdos abordados foram “O Terramoto de 1755”, a “Morfologia Urbana” e as “Teias Alimentares”.

Os alunos começaram por pesquisar, recolher e resumir a informação elaborando cartazes com recurso a diferentes ferramentas, por exemplo o CANVA para as diferentes temáticas de cada disciplina. Seguidamente, por turma, foram eleitos os melhores cartazes por disciplina para integrarem a exposição que está patente à comunidade educativa no átrio superior do pavilhão A. Esta exposição será itinerante, passando pelas diferentes escolas do 1.º ciclo do Agrupamento.

O projeto culminou com uma visita de estudo ao QUAKE, Centro do Terramoto de Lisboa e ao Aquário Vasco da Gama onde os alunos experienciaram realidades e consolidaram conhecimentos.”

Notícia: A Arte do Renascimento/ O Manuelino

“No âmbito da avaliação sumativa do 1.º semestre, os alunos do 8.º ano realizaram um trabalho de projeto sobre a “A Arte do Renascimento/ O Manuelino”.

Cada discente/ cada par escolheu uma obra artística deste período (pintura, escultura ou arquitetura).

Seguidamente, pesquisaram, recolheram e resumiram a informação sobre a obra em questão, nomeadamente: localização da obra, história (quando e onde foi feita) e análise pormenorizada das principais características, elementos arquitetónicos (arquitetura), progressos técnicos (pintura), esquemas geométricos e evolução técnica (escultura), para além de uma pequena biografia do autor.

Finalmente, procederam à organização da informação recolhida num cartaz A3 a cores, utilizando a aplicação CANVA.

O projeto culminou com uma exposição que está patente no pavilhão A, à entrada da Biblioteca Escolar.

Desenvolvendo a criatividade e a competência comunicativa, os alunos criaram ainda uma adivinha sobre a obra escolhida com o intuito de tornar esta exposição interativa. Assim, todos os elementos da comunidade educativa podem participar na atividade “Quem sou Eu?”, fazendo a correspondência entre a obra de arte e a respetiva adivinha.

Participem!”

Os Loucos Anos 20

Notícia

Os alunos do 9.ºB apresentam o seu projeto “Os Loucos Anos 20”.

Este trabalho de projeto foi realizado em trabalho colaborativo de pares. Cada aluno encarnou uma figura histórica da época, pesquisou e resumiu informação sobre a mesma que transcreveu sob a forma de entrevista contextualizada. Seguidamente, cada aluno inseriu a transcrição dessa entrevista num cartaz onde colocou uma pequena imagem da figura histórica e uma imagem sua em grande plano encarnando a mesma juntamente com o entrevistador (par), ambos vestidos e maquilhados à época. Os alunos apresentaram esta encenação em contexto de sala de aula.

O projeto culminou numa exposição dos trabalhos realizados que está patente , no pavilhão A, à entrada da Biblioteca Escolar, que devem visitar!

PARTICIPAÇÃO EM ESTUDOS INTERNACIONAIS

TIMSS (avalia o desempenho de alunos a MAtemática e a Ciências) – 8.º ano

ICLS (avalia a literacia computacional e de utilização da informação) – 8.º ano

Atividades 2020/2021

Links para as atividades:

https://sites.google.com/view/eco-ebvm/home/atividades-20202021
https://www.facebook.com/ecoescola.valemilhacos/