Consulte aqui o Relatório de resultados (julho 2021)
O processo de autoavaliação é fundamental em qualquer organização, na medida em que é essencial conhecer as práticas desenvolvidas para percecionar pontos fortes e constrangimentos, oportunidades e ameaças.
Neste sentido, encontra-se a decorrer o 3.º ciclo avaliativo do Agrupamento de Escolas de Vale de Milhaços. Para uma boa consecução do mesmo, é necessário envolver os diferentes atores educativos com o objetivo de minimizar a resistência ao processo avaliativo e construir a confiança da comunidade escolar.
Pretende-se com este trabalho promover uma reflexão crítica sobre os processos e os resultados da organização, o que permitirá fornecer indicadores úteis para o desenvolvimento futuro da organização e sua autorregulação. É este o ponto de partida para a construção do Plano de Ação de Melhorias, com o qual se pretende atingir maior eficiência e eficácia na dinâmica do Agrupamento.
«A Avaliação Interna é o processo pelo qual uma escola é capaz de olhar criticamente para si mesma com a finalidade de melhorar posteriormente os seus recursos e o seu desempenho»
Vítor Alaíz
A Lei n.º 31/2002, de 20 de dezembro, a “Lei do Sistema de Avaliação da Educação e do Ensino não Superior” define a estrutura da avaliação com base na autoavaliação e na avaliação externa (art.º 5º), determina o carácter obrigatório da autoavaliação (art.º 6º), com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços educativos prestados rumo à excelência.
A missão de avaliar terá de ser partilhada por todos os intervenientes escolares, pelo que o sucesso da avaliação das escolas pressupõe o envolvimento de todos os atores educativos (pessoal docente, pessoal não docente, alunos e encarregados de educação).